Pesquisa Personalizada

Total de visualizações de página

05 janeiro 2013

CÂNCER DE PRÓSTATA


    O QUE É PRÓSTATA?

    Glândula masculina, localizada abaixo do abdômen. É um órgão pequeno, situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina (armazenada na bexiga) é eliminada. Produz parte do sêmen, líquido espesso que contêm os espermatozóides, liberados no ato sexual

    COMO OCORRE O CÂNCER DE PRÓSTATA?
    
    Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a multiplicar descontroladamente. Estas células podem disseminar (metástase) por outras partes do corpo, em especial, ossos e linfonodos, podendo causar dores. Dificuldades em urinar, disfunção erétil dentre outros sintomas.

    QUAIS AS CAUSAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

    Os fatores de risco identificados são:
    -A idade, sendo raro em homens com menos de 40 anos e extremamente comuns após os 80 anos. À medida que começam a viver mais anos, as doenças da próstata começam a ficar freqüentes. Como o câncer de próstata tem crescimento lento, permanecendo assintomático por muitos anos, idosos têm a doença e não sabem. Nos homens acima de 80 anos, é estimado que entre 50% e 80% destes tenham a doença em algum grau de desenvolvimento.
    -Afro descendência (O câncer de próstata,neste grupo, é mais comum e mais agressivo).
    -História Familiar positiva.
    -Obesidade.
    -Tabagismo.

    QUAIS OS SINTOMAS?
    
    Os sintomas ocorrem devido à obstrução da uretra pelo tumor. Todavia, como a doença progride lentamente, essa obstrução normalmente só se torna aparente em fases bem avançadas. O tumor prostático apresenta crescimento irregular , localizado e dependendo da área onde surge,poderá haver compressão uretral e conseqüentemente sintomas de uma próstata aumentada. Geralmente é diagnosticada após um teste de PSA elevado.
    Quando em metástase, o sintoma mais comum é a dor óssea, geralmente nas vértebras (ossos da coluna), pelve ou costelas. O câncer de próstata na coluna pode também comprimir a medula espinhal, causando fraqueza nas pernas, incontinência urinária e fecal.

    DIAGNÓSTICO
    -BIÓPSIA
    Havendo suspeita de câncer, é realizada uma biópsia da próstata. Neste exame, o Urologista obtém amostras do tecido prostático através do reto. Uma pistola de biópsia insere e remove agulhas especiais (geralmente 3 a 6 em cada lado da próstata)em menos de um segundo.As biópsias são realizadas rotineiramente e é quase raro a hospitalização.

    -ESCORE DE GLEASON
    As amostras teciduais da próstata são examinadas sob microscópio para determinar se há presença de células cancerosas além de avaliar as características microscópicas (ou escore de Gleason) de algum câncer encontrado.

    -MARCADORES TUMORAIS
    As amostras teciduais podem ser coradas para investigação da presença de antígeno prostático específico (PSA) ou outros marcadores tumorais a fim de determinar a origem de células malignas que sofreram metástase.

    TRATAMENTO
    Em estágios iniciais são potencialmente curáveis através de cirurgia e radioterapia. Quando ocorrem em doentes com idade avançada, podem não ser tratados, uma vez que os riscos do tratamento não se justificam em pessoas com expectativa de vida menor que o necessário para a progressão do tumor.

    As complicações do tratamento incluem incontinência urinária, diminuição da libido e impotência.
    
    Tumores em avanço, sem metástase, são tratados com radioterapia.
   
    Tumores em metástases são tratados com medicamentos que fazem bloqueio hormonal (inibição da testosterona) e apresentam mal prognósticos.
    
     É necessária a prevenção dessa neoplasia, através de exames periódicos, a partir dos 40 anos a fim de detectar quaisquer complicações futuras.


Nenhum comentário: