Pesquisa Personalizada

Total de visualizações de página

28 janeiro 2013

HTLV (VÍRUS LINFOTRÓPICO DE CÉLULAS HUMANAS)


  


     O Vírus HTLV é um Vírus pertencente a família retroviridae, o mesmo do HIV, do gênero delta retrovirus, que infecta a célula T humana (tipo de linfócito importante para a defesa do organismo). Foi o primeiro a ser isolado, por estar associado a malignidade, em 1980, a partir de um paciente com um tipo específico de leucemia de células T (EUA). É mais prevalente em regiões geográficas específicas, como o Japão, Caribe e alguns países Africanos. No Brasil, representa uma problemática de saúde pública.
  
   Associado a Linfoma de células no adulto (ATL), o HTLV-1(PET/MAH) é responsável pela Paraparesia Espástica Tropical/Mielopatia (quadro neurológico degenerativo crônico), Polimiosites, Poliartrites, Uveítes e dermatites. Como o risco do desenvolvimento da doença associada ao HTLV-1 é muito baixo, não existe tratamento preventivo ainda. Ainda não se descobriu uma solução terapêutica para eliminar o Vírus completamente do organismo infectado.
  
   Estima-se  que no mundo há entre 10 e 20 milhões de pessoas infectadas, sendo que apenas 2 a 3% dos indivíduos infectados desenvolvam ATL (leucemia/linfoma de células T no adulto) e entre 1 e 2% desenvolvam PET/MAH (Mielopatia/Paraparesia Espástica Tropical). Não existem patologias claramente determinadas quanto ao HTLV-2.

  Possuindo as mesmas rotas de transmissão que outros Vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o da Hepatite B, o HTLV é transmitido por relações sexuais desprotegidas, com pessoas infectadas, transfusão sanguínea,  uso compartilhado de seringas ou materiais  perfuro cortantes contaminados, transmissão de mãe para o filho  durante a gestação, no momento do parto e  pelo aleitamento materno.
  
   As estatísticas mostram que 5% das pessoas infectadas pelo HTLV desenvolvem enfermidades relacionadas com o Vírus. Quando instalados evidenciam quadros neurológicos degenerativos graves, leucemias e linfomas.
  
  A infecção pode ser também assintomática. Ao manifestarem-se, os sintomas neurológicos apresentam dores nas panturrilhas, na coluna lombar, fraqueza, dormência e formigamentos nos membros inferiores, dificuldade de defecação ou micção.
   
  O HTLV é diagnosticado através da doação sanguínea. O resultado é estabelecido pelos resultados positivos dos testes de ELISA e WESTERN-BLOT, específicos para esse tipo de retrovírus.

   As doenças correlacionadas com o retrovírus HTLV têm tratamento. O prognóstico depende do estadiamento, tempo de evolução e da presença de outras infecções.

FONTES DE PESQUISAS: wikipedia,  drauziovarella,  hemominas
                                            
                                            






Nenhum comentário: