Pesquisa Personalizada

Total de visualizações de página

09 fevereiro 2013

TRANSTORNO BIPOLAR



  
  Compreendido como "oscilação de humores repentinos", entre euforia, mania  ou depressão, esses transtornos são observáveis  devido a desproporção  entre as circunstâncias  e as reações, ou seja, o comportamento é desproporcional aos fatos ou inadequados ao ambiente. O indivíduo age como se estivesse  (não estando) sob efeito do álcool ou de drogas, com pensamentos acelerados, desorganizados, dificultando  o entendimento e acompanhamento da sua linha de raciocínio. Tem  reações descabidas com relação ao ambiente  em que se encontra, como acordar de madrugada e sem incomodar-se  com o descanso alheio, ligar o som extremamente alto, como se essa atitude fosse interessante a todos. Outro exemplo, é, em crise de agitação, julgando-se  ter um poder ímpar , subir no telhado, certo de que poderá alçar vôo, incomodando as pessoas com diálogos extremamente confusos e incompreensíveis.
  O transtorno Bipolar  afeta igualmente homens e mulheres , tendo início entre 15 e 25 anos, de causa até então desconhecida, ocorrendo mais frequentemente  em pessoas com histórico familiar para esse tipo de enfermidade, mudanças bruscas  na vida, como por exemplo, o nascimento de um bebê, uso de medicamentos , como antidepressivos ou esteróides, períodos de insônia, uso de drogas recreativas.

 Apresenta  basicamente três tipos:

1- TRANSTORNO BIPOLAR TIPO I- Os indivíduos apresentam pelo menos um episódio  maníaco e períodos  depressivos profundos. Em tempos remotos,esse transtorno era como depressão maníaca.
2- TRANSTORNO BIPOLAR TIPO II- Os indivíduos não apresentam  episódios maníacos completos.Demonstram períodos com níveis elevados de energia e impulsividade menos intensificados que os da mania (chamado de hipomania),alternando com os episódios da depressão.
3- TRANSTORNO CICLOTÌMICO OU CICLOTIMIA- É a forma mais leve do trantorno bipolar, envolve oscilações de humor discretas. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve.


SINTOMAS DE MANIA OU EPISÓDIO MANÍACO INCLUEM:

 Mudanças no humor

- Um longo período sentindo-se "elevado" ou exageradamente feliz ou com elevação do humor.
- Humor extremamente irritado, agitação, sentindo-se "ligado" ou "agitado".
- Mudanças no humor.
- Um longo período sentindo-se angustiado ou vazio.

Mudanças no Comportamento

- Falando muito rápido, pulando de uma ideia para outra, tendo pensamentos acelerados.
- Facilmente distraído.
- Aumento de atividades direcionadas a um objetivo, como iniciando novos projetos.
- Incansável.
- Dormindo pouco.
- Tendo uma crença não realista quanto às próprias habilidades.
- Comportando-se impulsivamente e se envolvendo em muitas atividades prazerosas, de alto-risco, como gastando tudo o que tem, sexo impulsivo, investimentos impulsivos nos negócios.


SINTOMAS DE DEPRESSÃO OU EPISÓDIO DEPRESSIVO INCLUEM:

Mudanças no humor


 Um longo período sentido-se angustiado ou vazio.


  Perda de interesses em atividades que antes gostava,incluindo sexo.

MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO

- Sentindo-se cansado ou "lentificado"
- Tendo problemas de concentração, para lembrar-se das coisas e tomar decisões.
- Sentindo-se inquieto ou irritado.
- Mudança no apetite, sono ou outros hábitos.
- Pensando em morte ou suicídio ou tentando suicídio.


  O risco de tentativas de suicídio em pessoas com transtorno bipolar é grande. Os pacientes
podem abusar do álcool ou de outras substâncias, piorando os sintomas e o risco de suicídio. Para que isso não aconteça, a procura por um médico é imprescindível para fazer o tratamento, impedindo situações indesejáveis.

FONTES DE INFORMAÇÔES:minhavida.com.brdrauziovarella.com.brCoronel Lilly









Nenhum comentário: